Saúde Integral

28/05/2015 10h34

Cuidados para a chegada do inverno

O tempo muda, as temperaturas variam fortemente, e uma grande parte da população sofre com gripes e resfriados. Uma solução: prevenir-se

Por Ingrid Sá Seibel

Dirima/IStock/NBE
Istock 000045894970large

Prevenir sempre é o melhor remédio

Estima-se que, todos os anos nesta época do ano, entre 5 a 15% da população mundial sejam atingidos por afecções do trato respiratório (dados da OMS), como gripes, resfriados, rinites, sinusites e até asma.

Claro que a campeã das doenças de inverno é a gripe. Ela ataca com força porque a temperatura é baixa e, na ausência ou diminuição dos Raios Ultravioleta, o vírus sobrevive tempo suficiente para ser transmitido de uma pessoa infectada para uma saudável, por um simples espirro.

Geralmente uma gripe ou um resfriado são tratados em casa com chás, descongestionantes e repouso, mas se os sintomas (tosse seca, coriza, febre alta, calafrios, dores de cabeça, cansaço, falta de apetite) persistirem, é preciso buscar ajuda médica. Dessa forma, a maneira mais eficaz de lutar contra a gripe e as outras doenças do inverno é apostar na prevenção.

Ao fornecer diariamente ao sistema imunológico os nutrientes essenciais ao seu perfeito funcionamento, protege-se o organismo contra o vírus da gripe ou qualquer outro que tente atacá-lo. Portanto, previna-se!

DICAS PARA A GRIPE NÃO PEGAR VOCÊ:

- A vitamina C ajuda a prevenir a gripe, e podemos encontrá-la na laranja, no limão e acerola, por exemplo.
- Beba bastante água, pois ela amolece o muco e deixa os cílios pulmonares mais fortes, facilitando a expulsão de micro-organismos.
- Alimente-se adequadamente. Frutas, verduras e um desjejum reforçado.
-Não fique por muito tempo em ambientes fechados, pois eles facilitam a transmissão do vírus e aumentam o índice de reações alérgicas.
- Faça exercícios físicos, como caminhada, que deixa a pessoa mais disposta e com mais energia.
- Não use antibióticos sem orientação médica. O seu uso indiscriminado pode tornar os agentes causadores das doenças mais fortes e resistentes.

RESFRIADO X GRIPE
Resfriado e gripe são diferentes. Saiba identificá-los, para poder tratá-los melhor.
- RESFRIADO: é uma infecção leve do trato respiratório superior, se manifesta em forma de coriza, espirros, febre alta, podendo ser causada por alergias e também alguns vírus.
- GRIPE: é uma doença contagiosa que atinge as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões) sendo causada por vírus. Não existe um medicamento específico para curá-la, somente para aliviar os sintomas. É acompanhada de febre, dor muscular e articular, dor de cabeça, e nestes casos a melhor medida é a prevenção.

INGRID SÁ SEIBEL é farmacêutica

 

X