Saúde Integral

25/11/2014 00h18

O delicioso mundo das plantas alimentícias não convencionais

Fuja da monotonia alimentar e conheça inúmeras espécies comestíveis raramente usadas

Por Nanda Barreto

Blog Nutrição saudável
Capuchinha12

Muito utilizada na decoração de pratos, a capuchinha tem um sabor picante, semelhante ao do agrião

Brócolis, alface, alho-poró, espinafre. Todos estes alimentos já foram considerados simplesmente mais um ramo de mato perdido na imensidão do mundo antes de conhecer o caminho até o nosso prato. Mas você já parou para pensar na quantidade de espécies alimentícias que ainda desconhecemos?

Bertalha, capuchinha, ora-pro-nóbis, serralha, beldroega, erva-gorda e almeirão-do-campo são apenas algumas delas. Embora não sejam famosas no dia-a-dia, estas variedades são muito nutritivas e também podem virar refeição. São as chamadas PANCs, sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais.

A disponibilidade de nutrientes das Pancs impressiona. Vitaminas de toda sorte são encontradas com facilidade nestas plantas. Muitas são ricas em antioxidantes, proteínas, lipídios. Por isso, as Pancs se apresentam como uma excelente alternativa para a alimentação saudável e sustentável, baseada no consumo local e diverso.

Prazer em conhecer
Muitas vezes consideradas daninhas, estas plantas nascem espontaneamente e são resistentes às condições do lugar onde crescem. Possivelmente já passamos por elas na calçada da rua ou até mesmo no pátio da nossa casa. As Pancs estão por toda a parte mas a nossa ignorância não nos deixa vê-las!

Para nos auxiliar nessa identificação, o biólogo Valdely Kinupp e o engenheiro agrônomo Harri Lorenzi lançaram no início deste mês o primeiro catálogo dedicado às Pancs, com fotos e explicações científicas de 351 espécies. Além disso, o livro oferece uma série de receitas deliciosas para ampliar o seu repertório na cozinha, como sucos, bolinhos, cremes e outros quitutes.

No Brasil, chefs como Alex Atala (D.O.M.) e Helena Rizzo (Maní) já incluíram as Pancs nos seus menus. Agora só falta você! =)

X