Crescimento pessoal

07/02/2018 15h35

Entenda melhor a polêmica nas redes sociais e mídia sobre o Coaching

Você deve estar se perguntando, o por que de tanta polêmica sobre o Coaching nas mídias e redes sociais?

Por Jandrice Carrasco de Andrade

Nosso Bem Estar
Coaching   foco   sucesso   metas

Coaching

Você deve estar se perguntando, o por que de tanta polêmica sobre o Coaching nas mídias e redes sociais?  Isto tem ocorrido pelo desconhecimento de algumas pessoas sobre o que é de fato é Coaching e como funciona. 

O Coaching pessoal existe desde 1960 e o profissional desde 1980, os dois tem como finalidade promover mais resultados positivos a indivíduos, grupos (equipes)  e empresas. A melhora de resultados ocorre devido ao aumento de desempenho, a auto consciência e principalmente  a existência e manutenção do foco tudo isto baseado na autorreflexão.

A metodologia utilizada no processo de coaching visa manter:

Foco, ação, resultado e melhoria contínua de forma sistemática e com acompanhamento do Coach (profissional habilitado para desenvolver as técnicas específicas de Coaching). Este processo portanto trata-se de uma assessoria pessoal e profissional e só ocorre com a parceria entre Coach e coachee (indivíduo que busca se desenvolver através do Coaching). O processo de coaching ocorre através de ferramentas validadas cientificamente, estas ferramentas tem como base diversas áreas científicas, dentre estas a psicologia positiva, PNL, neurociência, administração,  filosofia, antropologia, gestão de recursos humanos e desenvolvimento de atletas de alta performance.

Os benefícios do processo de Coaching  iniciam no auto conhecimento, auto estima, comunicação assertiva, auto confiança com vistas a obtenção da auto eficácia. O conceito de auto-eficácia esta nas crenças que as pessoas tem em relação a suas capacidades em atingir seus objetivos e metas, por meio de suas atitudes. O intuito portanto sempre é: atingir objetivos/metas e definir os propósitos em relação a ação. O sentimento de auto eficácia permite ao indivíduo mais satisfação pessoal, Qualidade de vida e Bem Estar.

A pergunta que tem surgido nas redes sociais é se Coaching é terapia? A resposta é NÃO, em hipótese alguma,  para ser coaching não é necessário ser psicólogo, o  coaching não trabalha com pessoas disfuncionais ou com problemas mentais e traumas.

O foco do processo de Coaching esta em um objetivo específico e pautado no presente para a obtenção do futuro desejado através de um método validado. Este método é fundamentado em  perguntas específicas que permitam ao coachee uma análise melhor sobre várias perspectivas, é específico e mensurável, cabe ao coach auxiliar o coachee na identificação de seus objetivos/metas e como seus pontos fortes podem contribuir na obtenção do resultado esperado. A visão otimista do amanhã permite uma série de alternativas para a trajetória eficaz permitindo que as coisas aconteçam.  Manter o indivíduo focado nesta visão faz com que este desenvolva hábitos saudáveis e positivos em sua vida. 

Segundo Bandura (2009), quando nos sentimos auto eficazes sentimos mais a sensação de controle e esta sensação leva a produção de neuroendócrinos e catecolaminas (neurotransmissores que comandam atividades automáticas relacionadas ao estresse)”.

O processo de Coaching portanto, ajuda e muito de forma sistemática,  o indivíduo a sair do ponto A para o ponto B na menor trajetória possível, não perdendo tempo com aspectos que  não são relevantes e mantendo sempre o foco no resultado esperado.

 

 

Jandrice Carrasco de Andrade

Personal e Profissional Coach 

Cel: (51) 9 9923-9528

http://www.iod.solutions/

http://www.iodcursos.com.br/

 

X