Cartão NBE
30/11/2017 06h30
De olho no envelhecimento da pele
Muitos hábitos são prejudiciais para a saúde da pele, que aceleram em muitos anos o processo de envelhecimento e o aparecimento de rugas e manchas.
Por Nosso Bem Estar

Hábitos saudáveis para a pele
A beleza e a saúde da pele são preocupações constantes de todas as pessoas. Como o envelhecimento da pele é algo natural, muitos investem em tratamentos estéticos caríssimos ou cremes, ignorando o fato de que certos hábitos aumentam as rugas, as manchas, linhas de expressão e a flacidez.
Naturalmente os sinais da pele começam a aparecer a partir dos 25 anos, acentuando após os 50 com a chegada da menopausa e das alterações hormonais, podendo variar de pessoa para pessoa e tendo no fator genético também um grande influenciador.
Porém o que se sabe é que os hábitos errados aceleram em até 10 anos o processo de envelhecimento da pele, por isso devemos seguir todos os dias cuidados em nossa rotina para retardar seu efeito.
Não fumar
O cigarro é um grande vilão para todo o organismo, assim como para a saúde da pele. Ao fumar um cigarro a oxigenação da pele é diminuída por 90 minutos, ou seja, ela tende a se tornar opaca, grossa e de tom amarelado.
Além disso, acelera a perda de colágeno, favorecendo a flacidez da pele. Fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, e manchas principalmente na testa. Por isso corte o cigarro e tenha uma vida mais saudável e uma pele mais bonita.
Evite se estressar
O estresse interfere em todas as atividades do nosso organismo, e com isso aumenta, por exemplo, a liberação de corticóide endógeno e adrenalina que deixam a pele mais oleosa e com mais acne.
O estresse deixa a pele mais predisposta à doenças e infecções como herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.
Remova sempre a maquiagem
Uma das práticas mais importantes é remover a maquiagem antes de dormir, pois estudos mostram que uma noite sem retirá-la corresponde a 3 dias de envelhecimento da pele.
Além disso, o fato de não remover a maquiagem pode causar acne e aumentar as manchas, pois impede a respiração da pele e afeta a produção natural de colágeno e elastina.
Não ignorar a poluição
A poluição do ar penetra na pele e é prejudicial, pois suas toxinas aumentam as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele, ajudando assim a envelhecer as células.
Por isso a limpeza diária da pele é essencial para eliminar as impurezas. A água micelar é uma ótima dica de produto para usar após a lavagem com o sabonete indicado.
Hidratar a pele
Após a limpeza profunda da pele hidrate-a, pois isso mantém sua saúde e proteção. Se quiser opte por um hidratante anti-idade conforme a sua faixa etária.
Beber muita água
A hidratação é essencial para manter o bom funcionamento do corpo, inclusive da pele, pois entre suas células há um líquido intersticial que ajuda a sustentá-la. A desidratação deixa a pele flácida e sem viço, por isso é essencial seu consumo na quantidade adequada para que ela também consiga eliminar todas as toxinas que prejudicam sua saúde.
Pratique atividade física
Os benefícios que a atividade física traz para o corpo e pele são muitos, pois além de melhorar a circulação, também melhora o metabolismo do organismo evitando o processo de glicação.
A prática de atividade física combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.
Não opte por técnicas bronzeadoras milagrosas
A luz ultravioleta é prejudicial à pele, causando rugas, manchas e até mesmo aumentando o risco de câncer. Por isso evite realizar qualquer tipo de procedimento bronzeador.
Use protetor solar
Como sabemos, os raios solares em excesso e nas horas erradas são prejudiciais para a pele, pois são um dos principais fatores que aceleram o envelhecimento, causam rugas e manchas na pele e podem causar até mesmo o câncer de pele.
Por isso a proteção solar é essencial, pois radiação penetra na pele e altera diretamente no DNA das células, provocando reações químicas que mudam as fibras colágenas e elásticas, denominado por fotoenvelhecimento. Por isso surgem manchas, sardas, flacidez, pele áspera e aumento das rugas em quem se expõe muito ao sol sem proteção.
Tenha boas noites de sono
Dormir bem ajuda a aliviar o estresse, melhora o funcionamento do organismo e a produção de hormônios rejuvenescedores, como a melatonina e o hormônio do crescimento. A falta de sono provoca pele sem viço e com olheiras, resultando em longo prazo no seu envelhecimento e rugas.
Não mexa nas espinhas e cravos
A ato de mexer nas espinhas e cravos é um grande erro que muitos ainda cometem, pois ao estourar a inflamação você permite que bactérias entrem e demore mais para o machucado curar, facilitando o aparecimento de mais acnes e manchando a pele.
Alimente-se bem
Por fim, a alimentação é essencial para manter a pele bonita, saudável e jovem. O excesso de açúcar provoca o envelhecimento celular denominado de glicação, pois se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas, perdendo sua função de elasticidade e formando rugas.
A gordura em excesso se acumula no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.
Por isso uma dieta equilibrada, rica em vegetais, frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres que são inimigos da pele.